Enunciado
Um Estado da Federação revogou, por lei ordinária publicada em 28 de novembro de 2025, benefício fiscal de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que reduzia a carga tributária incidente sobre determinado setor econômico. Com base na revogação, a administração tributária lavrou autos de infração exigindo a diferença de ICMS relativa a operações realizadas no início do mês de janeiro de 2026. Sobre essa exigência tributária, à luz do entendimento consolidado do Supremo Tribunal Federal, assinale a afirmativa correta.
Escolha uma alternativa para ver o gabarito.
Gabarito: E
A alternativa E está correta porque, no Tema 1383 da repercussão geral (RE 1.473.645, mérito julgado com reafirmação de jurisprudência em 22/3/2025, acórdão publicado no DJe de 29/4/2025), o STF fixou que "o princípio da anterioridade tributária, geral e nonagesimal, se aplica às hipóteses de redução ou de supressão de benefícios ou de incentivos fiscais que resultem em majoração indireta de tributos, observadas as...
Base legal: Fundamento: art. 150, III, "b" e "c", e § 6º, da CF; Tema 1383 do STF (RE 1.473.645) CF, art. 150, III: é vedado "cobrar tributos: [...] b) no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu...
Explicação desenhada completa no app
O comentário de cada alternativa, os trechos da videoaula, o mapa mental do tema e o Marco para tirar dúvidas ficam no app. O cadastro é grátis.
Ver a explicação completa (grátis)Próxima questão desta prova
Questão comentada TJPR 2026 FGV – Juiz Substituto – Questão 79: Infrações administrativas ambientaisMais questões sobre o tema
- Questão comentada OAB 2026 FGV – Advogado – Questão 27: Limitações ao poder de tributar
- Questão comentada PC-MA 2018 Cebraspe – Delegado de Polícia Civil – Questão 17: Execução fiscal
- Questão comentada PC-MA 2018 Cebraspe – Delegado de Polícia Civil – Questão 16: Crimes tributários e descaminho
- Questão comentada OAB 2026 FGV – Advogado – Questão 28: Competência tributária
- Questão comentada OAB 2026 FGV – Advogado – Questão 29: Certidões fiscais