Enunciado
João, no final de janeiro de 2016, foi citado em execução fiscal, proposta no início do mesmo mês, para pagamento de valores do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) referente aos anos de 2009 e 2010. Sabe-se que o IPTU em referência aos dois exercícios foi lançado e notificado ao sujeito passivo, respectivamente, em janeiro de 2009 e em janeiro de 2010. Após a ciência dos lançamentos, João não tomou qualquer providência em relação aos débitos. O município não adotou qualquer medida judicial entre a notificação dos lançamentos ao sujeito passivo e o ajuizamento da execução fiscal. Com base na hipótese apresentada, assinale a opção que indica o argumento apto a afastar a exigência fiscal.
Escolha uma alternativa para ver o gabarito.
Gabarito: D
A alternativa correta é a D. O crédito tributário foi devidamente constituído com a notificação do lançamento nos anos de 2009 e 2010. A partir desse momento, o Fisco tem o prazo de 5 anos para ajuizar a execução fiscal.
Base legal: Conforme o artigo 174 do Código Tributário Nacional (CTN), a ação para a cobrança do crédito tributário prescreve em cinco anos, contados da data da sua constituição definitiva. No caso do IPTU, a constituição ocorre...
Explicação desenhada completa no app
O comentário de cada alternativa, os trechos da videoaula, o mapa mental do tema e o Marco para tirar dúvidas ficam no app. O cadastro é grátis.
Ver a explicação completa (grátis)Próxima questão desta prova
Questão comentada OAB 2018 FGV – XXV Exame de Ordem Unificado: Jonas trabalha como caseiro da casa de praia da família Magalhães, exercendo...Mais questões sobre o tema
- Questão comentada MPPA 2022 Cebraspe – Promotor de Justica Substituto – Questão 74: Extinção do Crédito Tributário
- Questão comentada TJCE 2025 FGV – Juiz Substituto – Questão 75: Extinção do Crédito Tributário
- Questão comentada OAB 2016 FGV – XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO: Após verificar que realizou o pagamento indevido de Imposto sobre Circulação de...
- Questão comentada OAB 2021 FGV – XXXIII Exame de Ordem Unificado – Questão 24: Extinção do Crédito Tributário