Enunciado
Determinada lei atribuiu a uma empresa não contribuinte do imposto de circulação de mercadorias e serviços (ICMS) a condição de responsável pelo pagamento do referido tributo em relação a um fato gerador ainda não ocorrido. Considerando-se as limitações constitucionais ao poder de tributar, é correto afirmar que a referida norma é
Escolha uma alternativa para ver o gabarito.
Gabarito: E
A alternativa E está correta porque está em perfeita consonância com o art. 150, § 7º, da CF/88, que autoriza a atribuição de responsabilidade tributária por fato gerador que deva ocorrer posteriormente (substituição tributária para frente), garantindo a imediata e preferencial restituição da quantia paga caso o fato gerador presumido não se realize.
Base legal: Artigo 150, § 7º, da Constituição Federal de 1988.
Explicação desenhada completa no app
O comentário de cada alternativa, os trechos da videoaula, o mapa mental do tema e o Marco para tirar dúvidas ficam no app. O cadastro é grátis.
Ver a explicação completa (grátis)Próxima questão desta prova
Questão comentada MPPI 2018 Cebraspe – Promotor de Justica Substituto – Questão 75: Repartição das Receitas TributáriasMais questões sobre o tema
- Questão comentada OAB 2025 FGV – 45º Exame de Ordem Unificado – Questão 28: Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar
- Questão comentada OAB 2025 FGV – 45º Exame de Ordem Unificado – Questão 26: Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar
- Questão comentada OAB 2026 FGV – 46º Exame de Ordem Unificado – Questão 29: Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar
- Questão comentada OAB 2026 FGV – 46º Exame de Ordem Unificado – Questão 28: Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar
- Questão comentada OAB 2026 FGV – 46º Exame de Ordem Unificado – Questão 25: Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar