Enunciado
Lei Municipal delegou ao Poder Executivo a avaliação individualizada, para fins de cobrança do IPTU, de imóvel novo não previsto na Planta Genérica de Valores, fixando os critérios para a avaliação técnica e assegurando ao contribuinte o direito ao contraditório. Diante do exposto, é correto afirmar que a referida norma é
Escolha uma alternativa para ver o gabarito.
Gabarito: D
A alternativa D está correta porque, segundo o entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal no Tema 211 de Repercussão Geral (RE 648.245/MG), é constitucional a lei municipal que delega ao Poder Executivo a avaliação individualizada de imóvel novo não previsto na Planta Genérica de Valores (PGV) para fins de IPTU, desde que a lei estabeleça os critérios técnicos e garanta o contraditório, respeitando assim o...
Base legal: Tema 211 da Repercussão Geral do STF (RE 648.245/MG); Artigo 150, inciso I, e Artigo 156, inciso I, da Constituição Federal de 1988.
Explicação desenhada completa no app
O comentário de cada alternativa, os trechos da videoaula, o mapa mental do tema e o Marco para tirar dúvidas ficam no app. O cadastro é grátis.
Ver a explicação completa (grátis)Próxima questão desta prova
Questão comentada MPGO 2023 FGV – Promotor de Justica Substituto – Questão 4: Agentes PúblicosMais questões sobre o tema
- Questão comentada TJTO 2025 FGV – Juiz Substituto – Questão 78: Impostos Municipais
- Questão comentada OAB 2018 FGV – XXV Exame de Ordem Unificado: Em 2015, o Município X estabeleceu, por meio da Lei nº 123, alíquotas...
- Questão comentada OAB 2022 FGV – XXXIV Exame de Ordem Unificado – Questão 22: Impostos Municipais
- Questão comentada OAB 2025 FGV – 44º Exame de Ordem Unificado – Questão 29: Impostos Municipais