Enunciado
Empresa declarou regularmente débito de ICMS, tributo sujeito a lançamento por homologação, mas não o pagou e, após notícia de possível fiscalização, tentou realizar denúncia espontânea para afastar multa moratória. Assinale a opção correta.
Escolha uma alternativa para ver o gabarito.
Gabarito: B
A alternativa B está correta, pois, em tributo sujeito a lançamento por homologação, quando o débito foi regularmente declarado pelo contribuinte e apenas não foi pago, não se aplica a denúncia espontânea para afastar multa moratória.
Base legal: CTN, art. 138: a responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea acompanhada do pagamento do tributo e juros, antes de qualquer procedimento administrativo ou medida de fiscalização. Súmula 360 do STJ: o benefício...
Explicação desenhada completa no app
O comentário de cada alternativa, os trechos da videoaula, o mapa mental do tema e o Marco para tirar dúvidas ficam no app. O cadastro é grátis.
Ver a explicação completa (grátis)Próxima questão desta prova
Questão comentada TJPR 2016 Cebraspe – Juiz Substituto – Questão 70: Isenção tributária por equidade e necessidade de lei específicaMais questões sobre o tema
- Questão comentada TJMT 2024 FGV – Juiz Substituto – Questão 81: Denúncia espontânea em tributo sujeito a lançamento por homologação
- Questão comentada PC-MA 2018 Cebraspe – Delegado de Polícia Civil – Questão 17: Execução fiscal
- Questão comentada PC-MA 2018 Cebraspe – Delegado de Polícia Civil – Questão 16: Crimes tributários e descaminho
- Questão comentada OAB 2026 FGV – Advogado – Questão 27: Limitações ao poder de tributar
- Questão comentada OAB 2026 FGV – Advogado – Questão 28: Competência tributária