Enunciado
O artigo 138 do Código Tributário Nacional prevê a exclusão da penalidade moratória quando o sujeito passivo da obrigação tributária denuncia a infração e efetua o pagamento do valor devido. Pode-se afirmar, conforme posição pacificada dos Tribunais Superiores, que
Escolha uma alternativa para ver o gabarito.
Gabarito: C
A alternativa C está correta porque no Tema 385 dos repetitivos (REsp 1.149.022/SP, 1ª Seção, j. 09/06/2010), o STJ reconheceu a denúncia espontânea quando o contribuinte declara parcialmente o débito, paga a parte declarada no prazo e depois retifica a declaração, pagando integralmente a diferença antes de qualquer procedimento do Fisco.
Base legal: Fundamento: art. 138 do CTN; Súmula 360 do STJ; STJ, Tema 385; STJ, REsp 591.726/GO CTN, art. 138. A responsabilidade é excluída, inclusive em relação à multa de mora, pela denúncia espontânea da infração, acompanhada...
Explicação desenhada completa no app
O comentário de cada alternativa, os trechos da videoaula, o mapa mental do tema e o Marco para tirar dúvidas ficam no app. O cadastro é grátis.
Ver a explicação completa (grátis)Próxima questão desta prova
Questão comentada TJSP 2025 Vunesp – Juiz Substituto – Questão 77: Suspensão da Exigibilidade do Crédito TributárioMais questões sobre o tema
- Questão comentada PC-MA 2018 Cebraspe – Delegado de Polícia Civil – Questão 17: Execução fiscal
- Questão comentada PC-MA 2018 Cebraspe – Delegado de Polícia Civil – Questão 16: Crimes tributários e descaminho
- Questão comentada OAB 2026 FGV – Advogado – Questão 27: Limitações ao poder de tributar
- Questão comentada OAB 2026 FGV – Advogado – Questão 28: Competência tributária
- Questão comentada OAB 2026 FGV – Advogado – Questão 29: Certidões fiscais