Enunciado
João é proprietário de um veículo automotor terrestre registrado no território do Estado Sigma. No início do exercício financeiro em que o tributo era devido, ele recebeu a notificação do lançamento tributário, ocasião em que percebeu que a base de cálculo do imposto sobre a propriedade de veículos automotores tinha sido fixada de modo distinto do padrão adotado no exercício anterior, resultando na sua majoração. Por ter dúvidas em relação à conformidade constitucional da fixação da base de cálculo, consultou a Defensoria Pública, sendo-lhe esclarecido que a referida fixação foi corretamente realizada, desde que tenha(m) sido observado(s) o(s) princípio(s) da
Escolha uma alternativa para ver o gabarito.
Gabarito: B
A alternativa B está correta porque a majoração da base de cálculo do IPVA depende de lei, porque é vedado "exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça" (CF, art. 150, I), e se submete à anterioridade de exercício (art. 150, III, b), da qual o IPVA não está excepcionado.
Base legal: Fundamento: art. 150, I, III, b e c, e § 1º, da CF CF, art. 150: "(...) é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça; (...) III - cobrar...
Explicação desenhada completa no app
O comentário de cada alternativa, os trechos da videoaula, o mapa mental do tema e o Marco para tirar dúvidas ficam no app. O cadastro é grátis.
Ver a explicação completa (grátis)Próxima questão desta prova
Questão comentada DPE-RJ 2026 FGV – Defensor Público – Questão 66: Liberdade de associaçãoMais questões sobre o tema
- Questão comentada PC-MA 2018 Cebraspe – Delegado de Polícia Civil – Questão 17: Execução fiscal
- Questão comentada PC-MA 2018 Cebraspe – Delegado de Polícia Civil – Questão 16: Crimes tributários e descaminho
- Questão comentada OAB 2026 FGV – Advogado – Questão 27: Limitações ao poder de tributar
- Questão comentada OAB 2026 FGV – Advogado – Questão 28: Competência tributária
- Questão comentada OAB 2026 FGV – Advogado – Questão 29: Certidões fiscais