Enunciado
Com base na Lei municipal n.º 1.547/1989, que institui o Código Tributário do Município de Aracaju, julgue os itens a seguir. Observados os pressupostos legais, o arbitramento pode ser utilizado tanto para a determinação do preço de determinado serviço para fins de cálculo do ISS quanto para a definição da base de cálculo do IPTU.
Escolha uma alternativa para ver o gabarito.
Gabarito: A
Certo. O item está correto porque o Código Tributário de Aracaju admite o arbitramento nos dois impostos, sempre nas hipóteses e com o procedimento previstos em lei. Para o ISS, o art. 110 permite arbitrar o preço dos serviços, sem prejuízo das penalidades, nos casos específicos que enumera (incisos I a IX).
Base legal: Fundamento: art. 110 e art. 148, parágrafo único, do Código Tributário do Município de Aracaju; art. 148 do CTN "Art. 110. O preço dos serviços poderá ser arbitrado sem prejuízo das penalidades cabíveis, nos seguintes...
Explicação desenhada completa no app
O comentário de cada alternativa, os trechos da videoaula, o mapa mental do tema e o Marco para tirar dúvidas ficam no app. O cadastro é grátis.
Ver a explicação completa (grátis)Próxima questão desta prova
Questão comentada PGM Aracaju 2024 Cebraspe – Procurador do Município – Questão 128: Responsabilidade do ServidorMais questões sobre o tema
- Questão comentada TJSP 2025 Vunesp – Juiz Substituto – Questão 80: Lançamento Tributário
- Questão comentada OAB 2024 FGV – 42 Exame de Ordem Unificado: A sociedade empresária 123 Ltda. teve um auto de infração lavrado contra si...
- Questão comentada PC-MA 2018 Cebraspe – Delegado de Polícia Civil – Questão 17: Execução fiscal
- Questão comentada PC-MA 2018 Cebraspe – Delegado de Polícia Civil – Questão 16: Crimes tributários e descaminho
- Questão comentada OAB 2026 FGV – Advogado – Questão 27: Limitações ao poder de tributar