Enunciado
Tício recebeu em sua residência o carnê de IPTU, tendo permanecido inadimplente quanto à parcela única. Sem sua solicitação ou anuência, o município realizou parcelamento de ofício do crédito tributário em dez cotas mensais. Sobre a situação descrita, com base na jurisprudência do STJ e no CTN, é correto afirmar que:
Escolha uma alternativa para ver o gabarito.
Gabarito: B
O prazo de cinco anos para cobranca judicial do IPTU inicia no dia seguinte ao vencimento da exacao. Parcelamento criado unilateralmente pelo Municipio, sem pedido ou anuencia do contribuinte, nao representa reconhecimento da divida e nao pode suspender nem interromper a prescricao; tampouco desloca o marco para a ultima cota artificialmente instituida.
Base legal: CTN, arts. 151, VI, 174 e 202; STJ, Tema Repetitivo 980.
Explicação desenhada completa no app
O comentário de cada alternativa, os trechos da videoaula, o mapa mental do tema e o Marco para tirar dúvidas ficam no app. O cadastro é grátis.
Ver a explicação completa (grátis)Próxima questão desta prova
Questão comentada TJPA 2026 FGV – Juiz Substituto – Questão 70: Lei estadual para DIFAL do Simples NacionalMais questões sobre o tema
- Questão comentada PC-MA 2018 Cebraspe – Delegado de Polícia Civil – Questão 17: Execução fiscal
- Questão comentada PC-MA 2018 Cebraspe – Delegado de Polícia Civil – Questão 16: Crimes tributários e descaminho
- Questão comentada OAB 2026 FGV – Advogado – Questão 27: Limitações ao poder de tributar
- Questão comentada OAB 2026 FGV – Advogado – Questão 28: Competência tributária
- Questão comentada OAB 2026 FGV – Advogado – Questão 29: Certidões fiscais